jump to navigation

MapWars Part 1 – TomTom MapShare Julho 26, 2007

Posted by Mapiator in GeoVideos, GPS, GPS INOVATIONS, MapWars, TELEATLAS, TOMTOM.
trackback

tomtomlogo2 TomTom apresentou em Cannes, no passado mês, um revolucionário modo de construir e actualizar os mapas dos seus produtos a comercializar futuramente, equipados com o software NavCore 7 (série GO 520 e 720).

MapShare – O que realmente de revolucionário trás grande mudança para o sector dos mapas digitais é a potencialidade da TomTom fazer uso de milhares de utilizadores dos seus produtos, que navegam diariamente em milhares de cidades para melhorar e actualizar os seus mapas (fornecidos na sua grande maioria pela TeleAtlas e seguidamente pela Navteq) bem como, criar uma relação de interactividade e partilha vivida pelos seus utilizadores.

Vídeo promocional da TomTom publicado no YouTube em conjunto com uma série de outro vídeos promocionais das varias capacidades dos novos TomTom NavCore 7.

Assim os utilizadores vão poder reportar e alterar conteúdos de navegação dos seus sistemas e seguidamente partilhar essas alterações com a comunidade de utilizadores TomTom. Caso não queiram partilhar podem na mesma fazer uso pessoal das suas alterações e assim melhorar o comportamento do seu equipamento.

Assim sendo, os utilizadores têm a possibilidade de fazer actualizações (via online) da sua informação, podendo optar por actualizar todas e quaisquer alterações reportadas pela comunidade/rede de utilizadores, ou apenas as alterações certificadas e editadas pela TomTom.

As possibilidades de alteração de dados de navegação são inúmeras, desde nomes de rua , sentidos de circulação , falta de ruas, falta ou erro de PDI’s (pontos de interesse de qualquer categoria) etc …

ViewTomTom1ViewTomTom2ViewTomTom3ViewTomTom4

Com esta estratégia da TomTom, fica então a questão de como é que vão ser certificadas estas alterações partilhadas pela rede de utilizadores uma vez que os mapas por estes utilizados são pertença dos produtores de mapas digitais TeleAtlas. Vão estes também integrar estas alterações da comunidade de utilizadores e depois fazer uso disso para fins comerciais na restante gama de produtos e serviços por estes comercializados?

Todos sabemos dos atrasos que o processo de produção de mapas digitais leva até chegar ao utilizador final. Como vai ser o processo da verificação destas alterações? Vai ser a TeleAtlas a certificar as alterações de verificação em campo? Vai a TomTom criar um processo de verificação de campo com meios próprios em todos os países? Quanto tempo vai demorar uma alteração a ser certificada e partilhada na rede para todos os utilizadores? Estas e outras questões ficam, para que os vossos comentários cheguem.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: