jump to navigation

Open Street map . A WiKi Map ??? Outubro 7, 2007

Posted by Mapiator in DataBuilders News, GPS INOVATIONS, NAVTEQ, TELEATLAS, TOMTOM.
trackback

A comunidade OpenStreetMap está ai.

http://www.openstreetmap.org/

Esta é uma comunidade online mundial de utilizadores de GPS que percorrem estradas, ruas, caminhos nas suas actividades mais diversas sendo elas desportivas, pessoais, profissionais ou de lazer como Geocaching, simples deslocações diárias ou Viagens de férias. O que é que isto então tem de importante ?

Estes utilizadores estão de uma forma livre a partilhar todas estas informações (rotas, PDIs, trajectos das suas mais variadas Geo actividades diárias) no OpenStreetMap. Podemos talvez comparar este serviço como que um WiKIMap online onde a partilha livre é rei. Para além da partilha dos seus dados, os utilizadores têm a possibilidade de editar os mapas online presentes no OpenStreet Map, tal como na Wikipedia.

Cientes do grande potencial que estes serviços de dados gerados por utilizadores tem para industria GeoEspacial, empresas da industria como a AND BV associou-se a esta iniciativa doando parte dos seus dados para a comunidade OpenStreetMap resultando desta acção alguma mais valia para a sua operação claro.

 Outros como a TeleAtlas e Navteq não vêm neste tipo de serviços qualquer ameaça por acharem que o futuro/presente dos dados de Geográficos passa por uma actividade  profissionalizante com regras e trabalho estruturado dedicado em ambiente empresarial, mas não descartam a mais valia deste tipo de estratégia de captação de dados gerados por utilizadores para fazerem parte integrante das suas estratégias de actualização dos seus dados , tal como já o fazem há algum tempo com os programas MapInsight da TeleAtlas, MapReporter da Navteq e ainda o mais actual e revolucionário MapShare da TomTom onde os utilizadores reportam alterações, erros ou faltas de informação nos seus equipamentos.

Visite o site http://www.openstreetmap.org/ para obter mais informações e comece a partilhar os seus trilhos, tracks  das suas actividades com o mundo OpenStreetMaps, ou até mesmo fazer o download de áreas que sejam do seu interesse partilhadas por outros utilizadores.

Vamos lá Geocachers esses .GPXs guardados nas pastas têm agora uma nova vida na web.

+ Entrevista ao CEO TeleAtlas sobre OpenStreetMaps 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: