jump to navigation

O telemóvel com navegação será o principal mercado do GPS. Janeiro 6, 2008

Posted by Mapiator in Blogroll.
trackback

smartphone.jpg

Enquanto a Garmin e a TomTom continuam a ser lideres mundiais do mercado navegação para dispositivos portáteis de hoje, fabricantes de telefones moveis como Nokia, Motorola, LG e Samsung preparam-se para liderar o caminho no futuro próximo.

A nível mundial o mercado de dispositivos de navegação portátil cresce de 50 milhões em 2007 para uma estimativa de mais de 500 milhões de unidades em 2015, segundo a Telematics Research Group.

A mudança na liderança do mercado decorre da crescente importância da conectividade sem fios, quer à Internet ou a redes celulares introduzindo assim novas aplicações e serviços como os LBS LOCATION BASED SERVICES, pontos de interesse dinâmicos, conteúdos gerados por utilizadores e classificação dos mesmos, tais como avaliações de hoteis, restaurantes, empresas, serviços entre outros tudo isto in loco.

Nos próximos anos a navegação por telemóveis será utilizada para a navegação automóvel como para a navegação pedestre bem como para muitos outros tipos de serviços baseados na localização onde os utilizadores, como por exemplo, podem saber onde abastecer gasolina ao mais baixo preço perto de si, receber uma notificação de que o Restaurante XPTO bem perto de si tem como prato do dia um Cozido à Portuguesa com desconto para quem se dirigir até lá na próxima hora, ou até mesmo tomar conhecimento de que um familiar ou amigo seu se encontra na sua proximidade.

Ora com tudo isto poderá dizer-se que o céu é o limite para as aplicações que se baseiam na localização e uma grande fatia de lucros para as industrias das telecomunicações, publicidade entre outras.

Isto abre um novo mundo de serviços e utilidades.

As peças para a liderança estão no tabuleiro e os jogadores estão a fazer as suas jogadas. Recentemente a TomTom e a Nokia fizeram importantes aquisições de empresas como a TELE ATLAS e NAVTEQ para fortalecerem as sua estratégias para as próximas batalhas pelos consumidores de GPS.

Necessário para o sucesso no mercado GPS do futuro será a conectividade. Mapas ricos e baratos, pontos de interesse e endereços por si só, não serão suficientes.
Enquanto a Garmin e a TomTom adicionam conectividade aos seus dispositivos, fabricantes de telemóveis estão acrescentando mapas.

Assim vamos ver uma fusão de dois mundos e negócios até à data parcialmente distintos em que os fabricantes de telemóveis já levam alguma vantagem no que respeita a comunicações, e onde os actuais especialistas de dispositivos de navegação traçam caminhos no sentido de acompanhar esta tendência do mercado orientando os seus objectivos para o mercado dos Smarthphones.

Quem sabe um ToMobiliPhone ou um GaRMobiliPhone para breve …

+TelematicsResearchGroup

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: